A sua clínica dentária no Porto. Confie-nos o seu sorriso!

Endodontia

A palavra ‘’endodontia’’ vem do grego endo (dentro/no interior) e dontia (do dente). Ou seja, é a área da medicina dentária que se dedica às patologias e tratamentos da polpa do dente e dos tecidos que rodeiam as raízes do mesmo.

A polpa dentária é o conjunto de componentes (órgão) que se encontram no interior do dente - nervos, vasos sanguíneos, etc. - mais conhecidos como ‘’nervo’’.

Graças aos avanços verificados na área de medicina dentária, é possível, nos dias de hoje, efetuar os tratamentos necessários dentro desta especialidade, mantendo as funções do dente, tanto mastigatórias como estéticas.
 

Perguntas Frequentes

O objetivo de um tratamento endodôntico não cirúrgico - também conhecido como ''desvitalização'' - é manter o estado saudável dos tecidos que circundam o dente. Inicia-se com a realização de uma cavidade no dente, que vai depois permitir a desinfeção e conformação dos canais radiculares. Para terminar, preenchem-se esses mesmos canais com um material próprio. O passo seguinte (que poderá, eventualmente, ser feito no mesmo momento) é efetuar a reconstrução definitiva da coroa dentária.

O objetivo é que dure a vida toda. No entanto, não se pode descartar o aparecimento de novas cáries nesse mesmo dente. Dessa forma, é recomendada a visita regular ao dentista para que seja efetuado um controlo.

Não é esperado que este procedimento causa qualquer tipo de dor, uma vez que é efetuado sob anestesia. Pode, no entanto, haver pessoas para as quais seja difícil de atingir um estado de anestesia profundo, mas é sempre possível. Logo, não é esperado que este tratamento seja mais desconfortável do que o restauro de um dente.