A sua clínica dentária no Porto. Confie-nos o seu sorriso!

Prostodontia

A Prostodontia dedica-se à reabilitação da arcada dentária, após a perda de dentes ou danificação dos mesmos, com o objetivo de restituir a função e a estética destes. Essa reabilitação é efetuada recorrendo a próteses fixas ou removíveis.

No caso das raízes dos dentes ainda apresentarem uma boa condição de preservação opta-se pela aplicação de coroas, fixando-as às raízes ou aos dentes danificados. Nos dentes em que o desgaste é mínimo, é possível a aplicação de pequenas lâminas em cerâmica (facetas) que vão restituir ao dente uma melhor forma e coloração. Em casos extremos, como na perda de dentes, recorre-se à colocação de pontes sobre implantes ou coroas unitárias, que funcionam como raízes artificiais.

Perguntas Frequentes

A maior diferença entre uma prótese e um implante é a durabilidade, sendo esta superior quando nos referimos a um implante. Enquanto que um prótese é fixada de forma superficial sobre a arcada, o implante é uma estrutura de metal introduzida no local onde estariam as raízes do(s) dente(s) que foram perdidas.

A falta de dentes vai provocar um desequilíbrio entre as arcadas superior e inferior, levando ao deslocamento e crescimento descontrolado dos dentes antagonistas. Para além disso, são fatores que afetam diretamente a parte estética do paciente, mas também a capacidade mastigatória e da fala.

Cada caso é um caso e a aplicação de uma prótese vai depender do estado de saúdo oral do paciente, das preferências deste e também do tipo de problema que apresenta. De qualquer das formas, recomendamos uma visita ao seu dentista para que este possa fazer uma avaliação precisa e sugerir a prótese mais adequada.