A Periodontologia é a área da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento dos tecidos que circundam o dente - ossos, gengivas e ligamento periodontal. As doenças mais frequentes destes tecidos são a gengivite e a periodontite.
A gengivite é a inflamação da gengiva, podendo ser local (afeta apenas alguns dentes) ou generalizada (afetando toda a arcada dentária). Esta doença não afeta a parte óssea. Caso não seja tratada, pode evoluir para periodontite, caracterizada pela inflamação não só das gengivas mas também pela afetação do osso que se encontra ao redor dos dentes, levando à perda destes.
Esta última pode também acarretar processos inflamatórios a outros níveis do organismo, tornando-se um fator de risco para problemas como enfartes do miocárdio, partos prematuros, cancro, diabetes, entre outros.
Os sinais e sintomas mais frequentes são: gengivas vermelhas e inchadas, sangramento gengival, abcessos gengivais, recessão das gengivas, mau hálito e alterações dos dentes.
O tratamento aplicado neste caso é a remoção do tártaro e da placa bacteriana, por parte do seu dentista, de forma a eliminar (ou conter) as bactérias que podem estar a provocar a inflamação. Depois de efetuado o tratamento, é aconselhada a manutenção de hábitos de higiene dentária diários, de forma a prevenir o aparecimento da doença.