A Higiene Oral é um factor de extrema importância na saúde oral, não só a nível de prevenção de doenças orais mas também de manutenção dos dentes, gengivas e todos os componentes da boca e face. Dessa forma, é recomendada uma higiene oral diária, através da escovagem, uso de fio dentário e também de um elixir de limpeza.
Uma boa higiene oral permite manter dentes e gengivas saudáveis, evitando assim o aparecimento de doenças orais como cáries ou gengivites. Os procedimentos de limpeza são, também, fatores importantes a nível estético uma vez que impedem (ou retardam) o aparecimento de manchas amarelas nos dentes, contribuindo assim, para uma maior auto-estima a pessoa.
Por último, mas não menos importante, uma boa higiene oral permite uma maior facilidade na mastigação dos alimentos e na pronúncia das palavras.
O recomendado é que se escovem os dentes duas vezes por dia, com uma duração de dois minutos. Também não se deve comer nas duas horas a seguir à escovagem dos dentes. Para uma melhor higiene, aconselha-se o uso do fio dentário (que consegue chegar onde a escova não chega) e de um elixir bucal que vai permitir limpar a boca e deixar uma sensação de frescura.
A escova de dentes deve ser substituída de 3 em 3 meses. Para melhor gestão desse tempo, pode mudar a sua escova de dentes no início de cada estação do ano: Inverno, Primavera, Verão e Outono.
Recomendamos que faça uma visita ao seu dentista, pelo menos, uma vez por ano, depois do aparecimento do primeiro dente. No entanto, deve agendar uma consulta sempre que a situação assim o exigir. Não adie a ida ao dentista só porque o dente não dói assim tanto. A falta de tratamento pode levar ao aparecimento de problemas mais graves, não só a nível oral.