A Odontopediatria é o ramo da medicina dentária que se dedica à prevenção, dignóstico e tratamento de problemas orais em bebés, crianças e adolescentes (até aos 18 anos). Hoje em dia, sabemos que o medo dos adultos em ir ao dentista provém, muitas das vezes, de experiências negativas que tiveram em criaças, nesses consultórios. Por isso que o trabalho do odontopediatra é tão importante, não só a nível de tratamentos, mas também a nível de transmição de confiança e conforto ao pequeno paciente.
Para além dessas faixas etárias, o odontopediatra é também o profissional responsável pelo acompanhamento da saúde oral da grávida.
A primeira visita ao dentista deve ser feita aos 6 meses, para que o profissional possa verificar a saúde oral do bebé, mas também para alertar os pais para cuidados de higiene a ter e quais os comportamentos preventivos a adoptar para evitar possíveis futuros problemas orais na criança.
Tendo em conta que os dentes de leite permanecem até aos 11/12 anos, é importante tratar deles, uma vez que, um dente cariado pode levar a uma infeção e, dessa forma, afetar a formação dos dentes definitivos e da saúde em geral.
Os molares definitivos começam a surgir por volta dos 6 anos. No entanto, só por volta dos 14 anos é que todos os dentes definitivos estão colocados na arcada, à exceção dos dentes do siso.